Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Audiência mostra avanço na articulação para aprovar projeto do Supersimples

Publicado por Márcio Balduchi
há 9 anos

Líderes presentes na audiência pública realizada na manhã de hoje na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) mostraram otimismo com a aprovação, ainda este ano, do projeto do Supersimples no Congresso Nacional que prevê novos limites da tabela do Simples e outras melhorias. Confiante de que o projeto vai ser um dos mais importantes para a retomada do crescimento econômico do Brasil, o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, afirmou que a presidente Dilma Rousseff está apoiando a proposta. E o deputado federal catarinense Jorginho Mello, presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, afirmou que o Congresso vai votar as medidas incluindo as sugestões apresentadas pelo setor produtivo. O governo de SC aproveito o evento para lançar o programa Bem Mais Simples, que simplifica a abertura e fechamento de empresas. Na foto, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, assina o acordo com o ministro Afif (C), o deputado Jorginho Mello (D) e o presidente da Junta Comercial, André Bazzo (E).

SC em peso na audiência

Todos os principais representantes de entidades empresariais de Santa Catarina marcaram presença na audiência, que teve como anfitrião o presidente do Sistema Fiesc, Glauco José Côrte. Estiveram também o presidente da Fecomercio SC Bruno Breithaupt, da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampesc) Diogo Otero, da Federação das Associações Empresariais (Facisc) Ernesto Rech; Federação das CDLs, Ivan Taufer, e da Federação da Agricultura, José Zeferino Pedrozo. O presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa da Assembleia Legislativa, deputado Darci de Mattos, também participou.

Entre as sugestões, os empresários defenderam a aprovação das mudanças este ano para entrarem em vigor no ano que vem. Côrte sugeriu mudança na legislação para que pequenas empresas possam se associar à grandes, inclusive do exterior, para fazer obras públicas e defendeu mais crédito ao segmento. Breithaupt propôs a definição de uma forma de reajuste da tabela do Simples, com base no crescimento, podendo ser do PIB se não é possível incluir um índice de inflação. Otero pediu atenção à legislação para que os empresários que devem impostos não sejam processados como está acontecendo em Santa Catarina.

Simples para a cerveja artesanal

O presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Jorge Gitzler, aproveitou a audiência em SC para reforçar a proposta de inclusão do segmento no Simples nacional. A sugestão foi acatada pelo presidente da Frente Parlamentar, Jorginho Mello. Conforme Gitzler a cerveja artesanal é cara, hoje, porque tem carga tributária de 60%.

  • Sobre o autorContador e Professor
  • Publicações725
  • Seguidores328
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações136
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-mostra-avanco-na-articulacao-para-aprovar-projeto-do-supersimples/203867516

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)