Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Dação em pagamento de bens imóveis

Modalidade de extinção do crédito tributário

Publicado por Márcio Balduchi
há 8 anos

A Medida Provisória nº 719/2016, entre outras providências, alterou o art. da Lei nº 13.259/2016, o qual passa a dispor que o crédito tributário inscrito em Dívida Ativa da União pode ser extinto, nos termos do inciso XI, caput, do art. 156 da Lei nº 5.172/1966 (Código Tributário Nacional - CTN), mediante dação em pagamento de bens imóveis, a critério do credor, desde que atendidas as seguintes condições:

A) a dação seja precedida de avaliação do bem ou dos bens ofertados, que devem estar livres e desembaraçados de quaisquer ônus, nos termos de ato do Ministério da Fazenda; e

B) a dação abranja a totalidade do crédito ou créditos que se pretende liquidar com atualização, juros, multa e encargos legais, sem desconto de qualquer natureza, assegurando-se ao devedor a possibilidade de complementação em dinheiro de eventual diferença entre os valores da totalidade da dívida e o valor do bem ou dos bens ofertados em dação.

A dação em pagamento não se aplica aos créditos tributários referentes ao Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional).

Caso o crédito que se pretenda extinguir seja objeto de discussão judicial, a dação em pagamento somente produzirá efeitos após a desistência da referida ação, pelo devedor ou corresponsável, e a renúncia do direito sobre o qual se funda a ação, devendo o devedor ou o corresponsável arcar com o pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios.

A norma em referência dispôs ainda que a União observará a destinação específica dos créditos extintos por dação em pagamento, nos termos de ato do Ministério da Fazenda.

(Medida Provisória nº 719/2016 - DOU 1 de 30.03.2016)

Fonte: Editorial IOB

  • Sobre o autorContador e Professor
  • Publicações725
  • Seguidores328
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações695
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dacao-em-pagamento-de-bens-imoveis/318560262

Informações relacionadas

Nawa Escolano, Advogado
Artigoshá 2 anos

Fishing Expedition e a Edição Especial nº 4 dos informativos do STJ

Thomaz Carneiro Drumond, Advogado
Artigoshá 2 anos

Ainda sobre a vedação da pescaria probatória (fishing expedition)

Consultor Jurídico
Notíciashá 8 anos

Acordo de dação em pagamento de bem imóvel não exige escritura pública

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Levando os Direitos das Crianças a Sério - Ed. 2023

Alexiane Antonelo Ascoli, Advogado
Artigoshá 2 anos

Compra e venda, permuta e dação em pagamento

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom. Essa MP tem uma grande relevância para os empresários, pena que restringe o a alcance à micro e pequenas empresas (simples nacional). continuar lendo