Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Receita disciplina restituição quando o MEI que recolhe acima do teto do INSS como segurado empregado

Publicado por Márcio Balduchi
há 7 anos

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 258, DE 26 DE MAIO DE 2017

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS

EMENTA: CONTRIBUIÇÃO DO SEGURADO. MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI). EXERCÍCIO CONCOMITANTE DE OUTRAS ATIVIDADES ABRANGIDAS PELO RGPS. LIMITE MÁXIMO DO SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO. RESTITUIÇÃO.

O limite máximo de salário de contribuição é aplicável a todos os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), inclusive no caso de exercício concomitante de atividade de Microempreendedor Individual (MEI) e outras atividades abrangidas por este regime de previdência. O procedimento previsto no § 5º do art. 78 e no art. 67 da IN RFB nº 971, de 2009, que prevê a possibilidade de solicitar ajuste na contribuição como segurado empregado, para observar o limite máximo do salário de contribuição, não é aplicável ao MEI, dada sua situação tributária peculiar. Até que seja implementado procedimento específico, o contribuinte individual MEI pode pedir a restituição de sua contribuição quando já contribui sobre o limite máximo do salário de contribuição como segurado do RGPS, inclusive como empregado.

DISPOSITIVOS LEGAIS: CF/88, art. 146, inciso III, alínea d, art. 201, §§ 12 e 13; Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 18-A e 18-E; Lei nº 8.212, de 1991, art. 21, § 2º, inciso II, aliena a, art. 28, inciso III e § 5º


  • Sobre o autorContador e Professor
  • Publicações725
  • Seguidores328
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações655
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-disciplina-restituicao-quando-o-mei-que-recolhe-acima-do-teto-do-inss-como-segurado-empregado/480430094

Informações relacionadas

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 2 anos

Microempreendedor Individual Pode Contribuir Acima do Salário Mínimo?

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região
Jurisprudênciahá 7 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região TRT-23 - RECURSO ORDINARIO TRABALHISTA: RO XXXXX-10.2016.5.23.0096

Caroline Manhães, Advogado
Artigoshá 7 meses

Como requerer a restituição de recolhimento de INSS acima do teto por pessoas físicas que possuem mais de uma fonte de renda.

Carolina Marangoni, Advogado
Artigoshá 4 anos

Ata notarial: o que é, para que serve e como utilizá-la!

99Contratos
Artigoshá 5 anos

Como contratar um cuidador de Idoso de acordo com a legislação?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)