Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Receita Federal entende pela não tributação do INSS sobre o aviso prévio indenizado.

Publicado por Márcio Balduchi
há 7 anos

Solução de Consulta nº 249 - Cosit

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS. AVISO PRÉVIO INDENIZADO. JURISPRUDÊNCIA VINCULANTE.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar o Recurso Especial nº 1.230.957/RS, no âmbito da sistemática do art. 543-C do Código de Processo Civil (CPC), afastou a incidência das contribuições sociais previdenciárias sobre o aviso prévio indenizado. Em razão do disposto no art. 19 da Lei nº 10.522, de 2002, na Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 1, de 2014, e na Nota PGFN/CRJ nº 485, de 2016, a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) encontra-se vinculada ao referido entendimento. A jurisprudência vinculante não alcança o reflexo do aviso prévio indenizado no 13º salário (gratificação natalina), por possuir natureza remuneratória, conforme precedentes do próprio STJ.

Dispositivos Legais: Lei nº 10.522, de 2002, art. 19, inciso V; Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 1, de 2014, art. 3º; Nota PGFN/CRJ nº 485, de 2016.

  • Sobre o autorContador e Professor
  • Publicações725
  • Seguidores328
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações366
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-federal-entende-pela-nao-tributacao-do-inss-sobre-o-aviso-previo-indenizado/488601387

Informações relacionadas

Deve ser recolhido INSS sobre aviso prévio indenizado

Pauta Jurídica
Notíciashá 5 anos

TST: aviso-prévio indenizado não integra salário de contribuição para o INSS

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Capítulo 6. Da Contribuição Patronal Devida Pelos Notários e Registradores

Noel Antônio Baratieri, Advogado
Artigoshá 5 anos

Incidência de Imposto de Renda Pessoa Física em rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) – soma das parcelas para apuração da base de cálculo

Henrique Seiji Yamashita, Advogado
Notíciashá 5 anos

COSIT 31/2019 e a não incidência de contribuição previdenciária sobre o aviso prévio indenizado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)